logo RCN
Economia

Economia de SC tem segundo maior crescimento do país em 2021

  • Jaqueline Noceti - Secom -

Segundo análise do Observatório FIESC, o desempenho catarinense está atrás apenas do Rio Grande do Sul. A economia catarinense encerrou 2021 com crescimento de 6,4% na comparação com 2020, conforme o Índice de Atividade Econômica (IBC), apurado pelo Banco Central. O índice é considerado uma prévia do PIB. Segundo análise do Observatório FIESC, essa foi a segunda maior expansão no país, atrás apenas do Rio Grande do Sul. Na média nacional, o avanço foi de 4,5% na mesma base de comparação.

Conforme o Observatório FIESC, a atividade industrial catarinense foi impulsionada, sobretudo, por setores de alta intensidade tecnológica. Esse resultado sustentou os níveis de produção em patamar de pré-pandemia ao longo do ano. Mesmo com as distorções do mercado, a expansão do setor da construção e a elevação da demanda externa por insumos industriais tiveram papel importante para o aquecimento da economia industrial catarinense.

Assim como a Indústria, o setor de Serviços também contribui para o crescimento da atividade econômica catarinense, com expansão de 14,8% em 2021. O desempenho foi superior ao crescimento nacional de 10,9%, com destaque nas Atividades turísticas e nos Serviços prestados às famílias. Apesar disso, ambas as atividades ainda se encontram em nível abaixo do período pré-pandemia.

Mais de 26 milhões encontraram 'dinheiro esquecido' em banco Anterior

Mais de 26 milhões encontraram 'dinheiro esquecido' em banco

Em mais uma rodada de sanções, EUA miram Banco Central Russo Próximo

Em mais uma rodada de sanções, EUA miram Banco Central Russo

Deixe seu comentário